terça-feira, 10 de agosto de 2010

Santa Cruz e seu calvário


Quem gosta de futebol e não é de Pernambuco se pergunta: Cadê o Santa Cruz? Pois é, o "Santinha" está vivendo provavelmente a pior fase da história de um clube de futebol brasileiro. Se você é Fluminense tudo que você passou nem se compara ao sofrimento dos torcedores corais.

Um dos maiores clubes do nordeste e segundo maior campeão pernambucano, desde 2006 vem rolando ladeira à baixo desenfreadamente. Nesse período de quatro anos, o clube já coleciona três rebaixamentos consecutivos.

Tudo começou quando o tricolor do Arruda caiu da série A para a B em 2006. No ano seguinte mais um rebaixamento, desta vez para a terceira divisão. Na série C uma campanha pífia acabou com o rebaixamento para a recém inaugurada quarta divisão. A torcida tricolor - que nunca deixou de ir ao estádio - culpa o ex-presidente
"Edinho" por todo esse fracasso histórico.

Imaginando já estar no fundo do poço clube passou por mudanças. Fernando Bezerra Coelho, um político muito bem sucedido no estado e tricolor doente assumiu a presidência do clube. Com sua influência agregou patrocinadores fortes, repaginou o estádio do Arruda - que até então estava em condições precárias - e colocou na torcida a esperança de que os tempos de glória iriam voltar. Puro engano. Mesmo com toda essa "superação" fora de campo, lá dentro do tapete verde as coisas não mudaram.

Em seu primeiro ano de série D a torcida tricolor não imaginava que tudo que é ruim um dia poderia piorar. A massa coral invadiu o Arruda, em três jogos a média de público foi de 38.246 torcedores por jogo. Mas o apoio incondicional não surtiu efeito, o que nem o mais pessimista de todos imaginava aconteceu, o Santa deu vexame e foi eliminado na primeira fase do campeonato.

Para o ano de 2010 o time foi renovado, e no campeonato estadual a cobra coral até fez uma boa campanha ficando em terceiro lugar, atrás apenas de Náutico e Sport (campeão). Na Copa do Brasil o santinha fez bonito ao eliminar o Botafogo em pleno Engenhão, dando à torcida tricolor um orgulho que desde 2006 não era visto pelas bandas do Arruda. Brasão, Léo e cia pareciam ter todas as armas para serem os "salvadores da pátria".

A série D já começou, e o início dela não parece animador para o clube pernambucano. Ao todo já foram realizados quatro jogos de uma fase constituída de seis partidas. O Santa Cruz atualmente está na segunda posição do grupo 4 empatado junto ao Confiança com cinco pontos ganhos (as duas equipes possuem 1V 2E 1D). Neste grupo resta apenas uma vaga, já que o líder CSA possui 12 pontos conquistados e não pode mais ser ultrapassado por ninguém. Faltam duas rodadas para o fim da primeira fase, e a briga entre o Santa Cruz e o Confiança promete. O time do Arruda pega nestas últimas rodadas o Potiguar (lanterna do grupo) em casa e CSA (líder e com 100% de aproveitamento) fora de casa, já o Confiança recebe o CSA em casa e encerra sua participação contra o Potiguar longe de sua torcida. É nos talentos de Brasão e de jogadores veteranos como Jackson (Ex-Sport e Palmeiras) e Alex Oliveira (Ex-Fluminense) que toda a esperança é depositada.

Não resta mais saída, a coisa vai se complicando cada vez mais. Só a vitória interessa e qualquer tropeço pode render aos tricolores mais um ano amargando o último escalão do futebol brasileiro. Será que a massa coral aguentaria?

Nenhum comentário:

Postar um comentário