sexta-feira, 20 de agosto de 2010



Quando é a hora certa de parar? Essa é a pergunta que todo jogador de futebol em fim de carreira se faz. Todos dizem que o ideal é sair por cima, mas para quem viveu essa rotina durante anos e ama o esporte, não é tão fácil dizer adeus.

Pendurar as chuteiras nunca foi, nem nunca será uma decisão fácil, principalmente para os
grandes jogadores. Sair do campo da atualidade para ficar só na história é difícil. Muitos entram
em crise e se perguntam: Será que vão lembrar de mim para sempre?

Nem todos se eternizam na história. Isso é privilégio dos grandes craques que fizeram verdadeiros espetáculos dentro das quatro linhas. Apenas os acima da média entram para esta galeria seleta.

A maioria dos jogadores brasileiros é oriundo de classes baixas da sociedade. Não tiveram a oportunidade de ter uma educação escolar de qualidade. A maioria deles nem sequer terminou os estudos, e entrou cedo no mundo do futebol. Tudo isso certamente afeta na hora de tomar uma decisão tão importante como é a de encerrar a carreira. O jogador se pergunta: e o que será a partir de agora?

Alguns vão para o showbol, outros viram comentaristas, uns abrem seus próprios negócios, enfim, existe uma gama de possibilidades, principalmente para os que tem uma boa condição financeira.

Falei tudo isso pois queria tocar no assunto Ronaldo. Para mim um ídolo, mito. Não o conheço como Ronaldo fenômeno, e sim como RRRRRRRRRRRRRRRRRonaldinho (parodiando o Galvão). É triste ver (com frequência) fotos do Ronaldo muito acima do peso.

Há tempos atrás esse excesso de peso dele era descaso. Hoje já não considero assim. O fenômeno parece não aguentar mais, dá claros sinais de ser um ex-jogador em atividade. Percebo nele um semblante esgotado, de quem até tenta, mas não consegue superar as lesões e o excesso de peso. Nunca duvidarei de uma possível volta por cima, ele é especialista nisso. Mas me pergunto: há necessidade de mais um retorno triunfal?Acho que não.

Hoje vejo crianças que associam o craque à um gordo. Quem o acompanha há muito tempo não o vê dessa
forma, mas quem só conhece o Ronaldo versão 2006/2010, até tem o direito de pensar assim. Acho que é hora do Ronaldo repensar seu fim de carreira. Não pela imagem dele, acredito que essa não têm mais como mudar, mas por nós, os fãs do craque não se sentem bem em vê-lo tão mal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário