segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Cadê o futebol goiano?


O que acontece com o futebol goiano? Nos últimos anos, o Goiás vem fazendo boas

campanhas na série A, e nem assim, a torcida goiana se empolga com o futebol. Por que sempre que Botafogo, Flamengo, Corinthians, São Paulo e cia vão jogar no Serra Dourada, acabam levando mais torcedores do que o time local?

Vejo que não há motivos para isso. Nos últimos anos o Goiás tem representado bem o estado no Brasileirão. O time alviverde já está a 10 anos na série A, participou da Libertadores de 2006 e fez jogadores como Josué, Mineiro, Grafite e Fernandão ficarem famosos. Como pode um time desse não empolgar sua torcida?

Neste ano de 2010, o Goiás vem muito mal e aparece como sério candidato à rebaixamento. Diferentemente dos anos anteriores, desta vez, o time goiano não incomoda ninguém e vem colecionando derrota atrás de derrota.

No último jogo da equipe, diante do Prudente, apenas 1.493 torcedores pagaram para ver o jogo, foi o pior público do Campeonato Brasileiro de 2010. Muito pouco para um time que, há dez anos, representa o estado na principal divisão do futebol brasileiro.

A falta de empolgação não é só do torcedor do Goiás. Depois de muito tempo, o futebol goiano conseguiu emplacar dois representantes na série A. Esse time é o Atlético Goianiense, que juntamente com a sua torcida, vem decepcionando. A média do time rubro-negro, após oito jogos em casa, é de apenas 8.338, e só não é menos graças a jogos contra Botafogo, Corinthians e Flamengo, que invadiram o Serra Dourada com suas torcidas. Enquanto isso, o também recém subido Ceará, leva em média 23.968 torcedores por jogo.

Não acredito que apenas a má campanha seja o motivo de tanto "desinteresse" por parte dos goianos. De fato, o povo do estado prefere torcer pelos times do Sudeste. É preciso que os que torcem pelos clubes locais compareçam. Pouco público, juntamente com uma má campanha, vai enfraquecendo e escondendo o futebol goiano, que não pode ficar sem nenhum representante na série A.

Nenhum comentário:

Postar um comentário