sexta-feira, 17 de setembro de 2010

E agora, para onde navega o Santa Cruz?


Fim de Série D, Santa Cruz eliminado - mais uma vez - da competição nacional de nível mais baixo, provavelmente o fundo do poço, certamente um buraco negro sem fim. Quem é eliminado deste campeonato não tem vaga garantida nele no ano seguinte, não tem mais competições importantes para participar e, os poucos bons jogadores que restaram, saem do clube que, de mãos atadas, não pode fazer nada.

Esses últimos anos de agonia, sofrimento e nenhum resultado aos poucos vai tirando o otimismo do sempre positivo torcedor tricolor. Isso não significa que ele deixará de comparecer ao Arruda, mas coloca uma pergunta que o causa insônia: "Até quando?"

Os melhores jogadores saíram, Givanildo saiu e a diretoria também vai sair. É ano de eleição no tricolor, e qual é a solução? Quem se candidata a assumir o Santa? Esse "quem" vai fazer "o que" ao pegar um clube totalmente à deriva? Como um barco que depende do vento para navegar, a cobra coral não sabe mais por que caminhos tentar uma reviravolta.

Para jogar novamente a série D e tentar uma vaga no andar de "luxo" do fundo do poço, a Série C, o Santa Cruz terá que passar, novamente, por um processo incômodo e cheio de incertezas. Captação de recursos, recuperação da auto estima e formação de uma equipe, esses são alguns dos passos que doem tanto como andar descalço sobre brasas.

A parte da montagem de um elenco é complicada, como convencer jogadores de qualidade comprovada a vir jogar neste clube? Infelizmente, apenas o passado não tem esse poder. Como já é dito todo ano, é preciso planejamento. O profissional contratado para gerir o futebol do clube precisa trazer um técnico que conheça os bons valores desconhecidos, especialmente da região nordeste. Tem que haver pesquisa de campo, analisar à fundo quem está sendo contratado.

Tudo isso gera tempo, coisa que o tricolor, infelizmente, tem de sobra. O quanto antes for decidida a questão da presidência, melhor. Mesmo desanimados, o trabalho precisa começar "ontem" para sair com qualidade. Quais os erros cometidos nessas últimas temporadas? Quais os acertos? É um trabalho minucioso que a diretoria junto com a comissão técnica terá que fazer, pois a torcida estará de olho e esperançada para que, dessa vez, tudo dê certo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário