quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Cadê o homem gol?

A história do futebol brasileiro sempre foi recheada de grandes atacantes, os chamados "matadores". Ronaldo e Romário são dois exemplos recentes. Porém, por conta do forte mercado europeu, jogadores desse nível estão se mandando para o exterior cada vez mais cedo, o que certamente, nos obriga a renovar o "estoque" mais rapidamente.

Constantemente nós nos sentimos orgulhosos ao dizer que, em nosso país, bons jogadores brotam do chão, sem nenhum esforço, como capim em fazenda. De fato isso é verdade, e tem alguns motivos que justificam, como o tamanho do país e a paixão pelo futebol.

Porém, um dado estranho vem chamando a atenção nesta primeira metade de campeonato Brasileiro. Observando a classificação do prêmio Friedenreich, que no final do ano, consagra o jogador que fez mais gols durante a temporada jogando no Brasil, me vi diante da seguinte situação: Vágner Love, que só jogou seis meses durante esse ano, perde apenas para cinco jogadores. Preocupante? Talvez não. Alarmante? Sim.

Na frente do ex-atacante flamenguista estão apenas: Neymar (Santos), Ciro (Sport), Jonas (Grêmio), André (Ex-Santos) e Edmundo (Botafogo-PB). Como pode apenas esses jogadores terem mais gols que um jogador que jogou apenas 6 meses? O que está acontecendo com nossos atacantes?

O drama não para por aí, os dois artilheiros da série A são jogadores de meio campo (Bruno César do Corinthians e Elias do Atlético GO, com 9 gols), e nenhum dos dois, tem mais gols do que o artilheiro da série B (Ciro do Sport com 13 gols).

Agora você me pergunta: por que isso? Perguntou para a pessoa errada, além de eu jogar (Comandar) na zaga em minhas peladas, quem deve ter a resposta para esse problema, são nossos gloriosos atacantes. Mas talvez (provavelmente) nem eles saibam o motivo da "seca".

Pode-se dizer que as defesas melhoraram, os goleiros estão fechando o gol ou então, que a bola não tem chegado, porém, todos esses argumentos são muito vagos. Problema técnico ou a fase é que não está boa?. Perguntas que só serão respondidas dentro de campo, pelos matadores. Enquanto isso nós comentamos, os torcedores cornetam à vontade e os zagueiros agradecem. Vamos acordar artilheiros, a Europa vos espera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário